CISPAR FIRMA CONVÊNIO JUNTO À ITAIPU BINACIONAL E O PTI

 

Publicado em: 29/02/2024 14:50 | Fonte/Agência: Cispar

Whatsapp

 

CISPAR FIRMA CONVÊNIO JUNTO À ITAIPU BINACIONAL E O PTI

Convênio Itaipu Binacional em parceria com o Cispar

Na última quinta-feira (22/02) o Cispar compareceu ao evento oficial de lançamento do convênio firmado entre o Cispar, Itaipu Binacional e a Fundação Parque tecnológico de Itaipu. O consorcio foi representado pelo presidente, Sr. Gerson Luiz Marcato, além de outras autoridades que representam os municípios contemplados pelo convênio.

O encontro oficializou o Convênio de cooperação técnica e financeira para desenvolvimento do projeto “Disseminação da metodologia programa de gestão de resíduos sólidos (programa GRS) por meio da implementação, apoio e estruturação de unidades de referências em reciclagem - Expansão URVs. Os investimentos previstos para a atuação destas ações de promoção e expansão das Unidades de Valorização de Recicláveis giram em torno de R$ 118.616.837,22. O Cispar, juntamente com o PTI – Parque Tecnológico de Itaípu, atuarão como coordenadores desta implantação, participando das diversas etapas do convênio. Neste mesmo dia, uma visita técnica foi realizada na cidade de Santa Terezinha de Itaipu, uma das cidades referência em reciclagem.

O convênio visa o desenvolvimento de ações de apoio e estruturação nos programas da coleta seletiva, por meio da disseminação da metodologia do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos (GRS) em novas cidades do Paraná, como forma de guiar o desenvolvimento da reciclagem em novos territórios.

 

Sobre o Convênio

O convênio firmado entre o PTI, a Itaipu e o Cispar têm por objetivo implementar uma expansão dos projetos que já são realizados pela Itaipu Binacional, no âmbito da coleta e destinação dos resíduos sólidos nos diversos municípios da região oeste do estado.  A principal meta desta expansão é ampliar o leque de municípios atendidos, bem como melhorar a destinação da coleta de recicláveis que já são realizadas dentro das associações de catadores nos municípios contemplados. Os investimentos nesses municípios serão dos mais variados, como a melhora na infraestrutura, a aquisição de veículos e equipamentos, promoção de campanhas educativas, apoio técnico e contábil, entre outras ações necessárias, tendo em vista o sucesso do programa que já está implementado na região oeste do estado. 

O convênio foi concebido como ação de incentivo à multiplicação da metodologia GRS- Gestão de Resíduos Sólidos e seus resultados em outras unidades integrantes do CISPAR, transformando-as em pontos de referência distribuídos a fim de que sejam espelhos disseminadores e incentivadores. Com a previsão das unidades de referência nos 50 novos municípios selecionados, o processo de implementação da metodologia GRS será realizado com a assessoria técnica do PTI. O foco é aprimorar o saneamento ambiental no Estado do Paraná com responsabilidade e sustentabilidade.

 

Galeria de Imagens: Sara Carvalho Cheida/ Fonte: Itaipu